Hoje no canal do portal do UOL de empregos e carreiras saiu uma matéria onde o foco era responder se as redes sociais combinavam ou não com o ambiente de trabalho.
Temos grandes avanços pois as empresas estão percebendo que cada vez é mais difícil proibir seu profissional de acessar a internet, o desafio hoje é como disciplinar esse uso afim de que o foco principal seja o trabalho e suas tarefas e não a vida pessoal e suas amenidades.
Confira abaixo a transcrição da matéria e opiniões de especialistas em carreiras e recursos humanos:
Se você é do tipo que passa horas tuitando, postando fotos e interagindo nas redes sociais, saiba que é possível ganhar dinheiro com isso. Porém, se essas atividades estiverem sendo realizadas durante o horário de trabalho, podem não ser bem vistas pelo chefe.
"O profissional deve ficar atento à política de uso das redes sociais
da empresa . O mais adequado é que dentro das organizações essas
ferramentas sejam utilizadas para assuntos relacionados ao trabalho",
diz a gerente de desenvolvimento da Catho, Angélica Nogueira
De
acordo com a gerente, atualmente as organizações passam por diversas
transformações para se adaptar aos profissionais mais jovens, que têm
contato direto e frequente com novas tecnologias e internet.
No
entanto, segundo ela, por mais que a empresa seja liberal e permita o
acesso às redes sociais, é importante que o colaborador tenha em mente
que dentro do ambiente corporativo o foco deve ser no trabalho e não em
assuntos pessoais.
Para Carmen Benet, gerente de recrutamento e
seleção da Trabalhando.com, as redes sociais podem fazer parte da rotina
se forem utilizadas como ferramenta de trabalho e com moderação.
"As redes são uma forma de contato rápido e eficaz. Para ocasiões onde
há uma urgência de resultados, nada mais adequado do que utilizá-las.
Mas se os colaboradores utilizarem sem qualquer limite poderão
comprometer a produtividade da equipe".
Smartphones são os vilões no escritório
A coach e colunista do UOL Empregos e Carreiras Daniela do Lago é a
favor da liberacão do uso das redes sociais nas organizações. "Se a
empresa não permite, o funcionário se conecta pelo smartphone", diz.
De acordo com a especialista, não é o Facebook que está acabando com o
tempo e a produtividade, é o colaborador que não está sabendo usar a
rede de maneira produtiva.
"Se o funcionário cumpre com seu
trabalho com excelência, qual é o problema de usar redes sociais? Mais
do que nunca, a conduta do líder deve ser clara na exigência de tarefas,
prazos e metas de cada membro da equipe".
A gerente de
comunicação e marketing da Hays, empresa de recrutamento especializado,
Mariana Schwarz afirma que muitas companhias bloqueiam o acesso às redes
sociais, mas não conseguem impedir que os colaboradores as usem pelos
smartphones.
"O uso dos celulares é que é o verdadeiro problema.
Funcionários que estão o tempo inteiro olhando o celular despertam
desconfiança nos gestores, que podem enxergar relação direta entre
eventual falta de produtividade e o uso dos dispositivos móveis".
Para ela, é possível conciliar as duas coisas sem se prejudicar, mas é
importante criar a disciplina de utilização em horários tranquilos, como
início ou fim de expediente, e lembrar sempre de desabilitar as
notificações sonoras para não atrapalhar os colegas.
"É inútil
impor qualquer tipo de bloqueio ou restrição. O importante é
conscientizar os funcionários", afirma a gerente de recrutamento da
Trabalhando.com Carmen Benet.
Profissionais precisam tomar cuidado com o que postam
O cuidado com o conteúdo disponibilizado pelos profissionais nessas
redes é fundamental para manter o emprego. Para Daniela do Lago, mais do
que nunca, é preciso o funcionário se policiar sobre o que está
postando, o que mostra e ideias que compartilha.
Por isso, todo cuidado é pouco, pois são vários os casos de demissões de profissionais que não tiveram uma conduta nas redes sociais condizente com as regras da empresa.
"Sabendo usar de maneira estratégica, a rede social pode ser uma grande
aliada na carreira de qualquer profissional. Caso contrário, pode
causar danos irreversíveis".
Fonte: http://economia.uol.com.br/empregos-e-carreiras/noticias/redacao/2014/08/22/redes-sociais-combinam-com-trabalho-veja-o-que-pensam-especialistas.htm
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