Que o ser humano é influenciado isso é fato, entretanto o que nos parece é que a tecnologia tem essa forma de "manipulação".
Alegria, tristeza, comoção, contentamento, indignação, desconfianças, dúvidas é inegável que os gigantes de tecnologia são capazes de manejar as informações conduzindo grandes massas a qualquer desses sentimentos.
Google, facebook, twitter, Microsoft, Yahoo, Amazon, Apple, Skype...você já deve ter ouvido falar de pelo menos um desses nomes e o mais interessante dessas grandes empresas tecnológicas é que as pessoas confiam nelas. Confiamos dados pessoas, segredos, opinião e muitos são ingenuos e nem imaginam que esses dados são cruzados a fim de nos levar a uma opinião ou a desejar um produto que sequer estamos precisamos.
Pesquisadores de universidades de Cornell e Califórnia em conjunto com o Facebook utilizou o perfil de 689 mil usuários e manipularam o feed de notícias onde conseguiram provar que é possível manejar as emoções das pessoas, criando um contágio emocional.
Lendo isso acredito que a internet terá um papel importantíssimo na decisão das Eleições 2014 em nosso país e isso traz um certo temor, porque quem a garante que esses dados são reais, hoje é possível, colocando apenas o Facebook como exemplo, promover páginas, patrocinar um perfil e até comprar "curtidas", existem empresas especializadas nisso. E essas situações trazem temor porque tudo é manipulado, maquiado impedindo a debate, as diversas opiniões ferindo até a nossa democracia. As redes sociais certamente favorecerão e turbinarão as campanhas daqueles que "pagarem mais para aparecer" e isso é tenebroso.
A internet hoje nada mais é do que algoritmos que monitoram cada pessoa na rede, existe um sistema em qua a máquina acompanha e aprende cada "passo" do usuário (quais sites ele acessou, palavras que pesquisou, notícias que leu, através do celular lugares que frequenta) e tudo isso é analisado em tempo real. O google usa o histórico de pesquisas, o gmail escaneia seu email e analisa as palavras de cada mensagem e os documentos anexados e a partir daí entender nosso comportamento e buscar coisas que nos "interessam".
Não tenho dúvidas que somos bisbilhotados diariamente acredito que 24 horas por dia, arrisco em dizer que essas empresas conhecem mais a nós de que nós mesmos o problema é que tudo isso tem o intuito de aumentar o consumo, obter informações de forma rápida e intencional, nos levar a uma opinião formada nos aprisionar.
Mais do marionetes hoje somos prisioneiros digitais e através da nossa confiança na tecnologia estamos ajudando as nos aprisionar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário