A disciplina Ciência tecnologia e sociedade trouxe um ânimo a mim em relação ao projeto pedagogico de nossa Universidade.
Logo na primeira aula dessa disciplina trouxe de volta o sentimento em cursar na Universidade do século XXI refletindo o quanto nossa universidade, professores e seus métodos são parecidos com o século passado e a dificuldade em quebrar esse paradigma de que aprender é o professor o dono do conhecimento e os alunos precisam ouvir e obedecer.
Por tudo isso fiquei atraído pela disciplina embora seja mais voltada a área de humanas do que exata.
Ao caminhar pelas aulas comecei a perceber que contudo a matéria não tinha grandes dificuldades, todavia era trabalhosa se realmente desejasse realmente adquirir novos conhecimentos.
Levei alguns dias para definir o tema de pesquisa, mas durante as semanas uma frase que a professora citou ficou em minha mente: “O homem hoje nao vive sem suas próteses (smartphones, tablets, notebook…).” A partir dessa frase comecei a desenvolver o tema: AS RELAÇÕES HUMANAS E TRANSFORMAÇÕES EM VIRTUDE DA TECNOLOGIA.
A itenção foi a partir dos textos propostos na disciplina e outras leituras entendem as modificações ocorridas em nossas relações profissionais, familiares, academicas e socias com tantas inovações tecnologicas ocorrendo em nosso dia-a-dia.
Dos texto disponivel na biblioteca da disciplina analise 3 texto que envolve ciência, tecnologia e sociedade e meu tema de pesquisa: Pós-humano - Porquê de Luciana Santaela, Demasiamente pós-humano - Entevista com Laymert Garcia dos Santos e Sociedade em Rede de Manuel Castells. Também li alguns trechos da Antropologia do Ciborgue, todavia desejo ler ele com mais calma posteriormente.
Os texto tratavam de modo geral da influencia da tecnologia na sociedade e principalmente do futuro humano em virtude da disseminação cada vez maior da tecnologia na natureza humana. Achei interessante que alguns estudiosos citados nos textos da disciplina acreditam que o homem está evoluindo e que o pós humano superará o humano. Também estive me interando para completar o trabalho assistindo alguns documentários como Homem 2.0, do Nat Geo e Homem do futuro do Discovery Science mostrando que a ciência e tecnologia evolui assustadoramente com a robotica, genetica, inteligencia artificial e novamente na evolução do homem em um hibrido de homem e máquina.
A disciplina e o desafio de desenvolver um tema de minha escolha me fez assistir alguns filmes com “outros olhares”, alguns exemplos estão no blog, mas quero ressaltar o novo Robocop e o anseio do homem em imaginar um homem-máquina, mas também na reflexão de que tudo está a serviço do capitalismo e até quanto o avanço tecnologico vale a pena para nossas relações? Qual é o limite? Ao assistir os filmes percebo a ficção cientifica contemporânea está cheia de ciborgues – criaturas que são simultaneamente animais e máquina, que habitam mundos que são, de forma ambígua, tanto naturais quanto fabricados. A medicina moderna também está cheia de ciborgues, de junções entre organismo e máquina, cada qual concebido como um dispositivo codificado.
Em relação as aulas estive em algumas, gostaria de participar um pouco mais, entretanto um misto de timidez e algumas tarefas fez com que minha participação fosse reduzida, contudo ao menos 2 vezes por semana acessava o blog da disciplina e contatava colegas da turma para interar-me e discutir as ideias expostas na aulas. Ler os blogs e os temas de colega de turma me trouxe grandes conhecimentos tanto na area de tecnologia quanto em meu dia-a-dia, é incrivel a criatividade que cada pessoa possui, a visão de mundo e os dilemas vividos e essa diversidade mesmo no mundo tecnologico nos faz parecer mais humanos.
Fiquei feliz com os conhecimentos novos que construi e com os habitos novos que incorporei hoje faço leitura semanal de páginas de tecnologia na rede (Uol Tecnologia, Revista Info, Exame, Olhar digital) além de me interessar por filmes dessa vertente. Também redescobri o prazer de escrever e compartilhar opiniões e discussões sobre algo tão atual.
Pude aprender que a tecnologia, a ciência e as relações da sociedade caminham em conjunto, que as modificações são inevitáveis mas que podemos permitir aprender e conviver com o novo a fim de continuar a ser um participante do campo profissional e academêco principalmente e reforçar as nossas relações com as pessoas.
A disciplina foi o verdadeiro desafio e me surpreendi que o sonho do PP da UFABC é possível, quero conseguir continuar escrevendo no blog, pois ciência, tecnologia e sociedade e um assunto presente em que posso conhecer ainda mais.
Em relação ao conceito me avalio com B, pois creio que desenvolvi as atividades pertinentes ao curso, efetuei leituras propostas na disciplina ao qual linkei com meu projeto de pesquisa, creio que poderia ter me dedicado mais principalmente no que refere-se a interação e também gostaria de ter participado das intervenções, palestras e feiras sugeridas na disciplina (infelizmente meu trabalho impede de viver muitas coisas). Espero que outras disciplinas possa ser convidado a desenvolver conhecimento, com pesquisas, interações, auto conhecimento e conhecimento do outro isso é uma baita oportunidade e contribui e muito para a formação de profissionais interdisciplinares.
P. S. em anexo novamente o link do blog com o tema de pesquisa e itens que contribui para o desenvolvimento das atividades da matéria.
Rafael Daniel de Souza RA 11099110.